13 de setembro de 2010

Crash de estampas.

E já que o assunto do dia são as estampas (pelo menos aqui no blog), a Dai encontrou na blogosfera uma tendência que me causa certo... medo!

Parece que o pessoal da moda (leia-se estilistas, fashionistas e vários outros "istas") resolveram misturar diversas estampas em um look, só. Isso quer dizer que você põe uma blusa de bolinhas com saia floral e sapato étnico e tá tudo bem? Nãooooooooooo!!!

Algumas regras/dicas são essenciais para você criar um look harmônico e não chamar mais atenção do que deveria/pretendia. Essas aqui eu encontrei no site da Oficina de Estilo (clique aqui) e resumem boa parte das nossas preocupações:

1 ESTAMPA + 1 LISA: para entrar no mundo das estampas comece com apenas uma peça estampada e outra lisa. Você deve escolher uma das cores da estampa (ou uma que seja super irmã de alguma cor da estampa) e repetir na lisa. Vale também fazer ‘tom-sobre-tom’ com a estampa e com a peça lisa.

2 ESTAMPAS DIFERENTES: Na hora de combinar estampas diferentes, as cores das duas (ou mais!) estampas precisam estar em harmonia. O que entra na coordenação tem que ter pelo menos uma cor em comum – tipo listras azuis e brancas e floral vermelho e branco.

2 ESTAMPAS IGUAIS: vale combinar estampas iguais em tons diferentes, tipo bolinhas em preto e branco e bolinhas em rosa e branco. Também vale a mesmíssima estampa em “positivo e negativo”, tipo um xadrez mais roxo que cinza e um outro igualzinho, mas mais cinza que roxo.

• E aí os tamanhos importam: a gente procura variar os tamanhos e espaçamentos das estampas combinadas entre si – tipo uma estampa menor com uma maior. Ao mesmo tempo estampas super contrastantes – gigante e mínima – também não ficam tão legais. A mudança de tamanho deve ser gradativa.


Agite seu guarda-roupa e divirta-se!


Beijos da Mari.

Um comentário:

  1. Tenho um medo de misturar estampas...

    Valeu pelas dicas!! Bjos

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário!
Um beijo, Mari.