17 de março de 2011

O meu Carnaval.

A semana começou corrida, passou voando e eu percebi que não contei para vocês como foi desfilar no Carnaval de São Paulo pela primeira vez! Mas, para começar, vou explicar como tudo funciona.

Quem quer desfilar como integrante de uma escola de samba no Carnaval precisa escolher sua escola preferida. A minha não fui bem eu que escolhi, já que meu namorado fazia parte da bateria da Mancha Verde (mas com certeza ela já se tornou a minha favorita!).

Em seguida você precisa ir até a quadra da escola se informar sobre os preços e fantasias disponíveis já que a venda começa a ser feita mais ou menos em Outubro (sim, a preparação para o Carnaval leva quase um ano!). Os preços podem variar muito de uma escola para outra e a posição em que você quer entrar na avenida (alas ou carros alegóricos) também influência muito no valor.

A partir dai, desfilando ou não, você pode participar dos ensaios que são realizados na quadra da escola. A Mancha Verde por exemplo, costuma trazer bandas famosas - leia-se grupos de samba e pagode - para complementar os ensaios de sábado a noite a partir de janeiro, o que deixa tudo ainda mais divertido!

Alguns dias antes do desfile oficial, a escola nos avisa pra que possamos buscar nossas fantasias. E quando chega o grande dia, todos se encontram no barracão da escola para seguir juntos até o Anhembi.

A espera costuma ser longa já que os atrasos são frequentes. O carro de uma escola quebra, ocorre um problema com o som.. e pronto, lá estamos nós na concentração esperando nossa vez de entrar na avenida. Mas a hora chega... e é emocionante!


Esta é a ala das Baianas que ficava bem na minha frente.


Quem gosta de ouvir a bateria da sua escola tocar sente logo um arrepio. E cantar o samba enredo da escola deixa de ser uma obrigação para se tornar uma espécie de orgulho. Eu ainda acho que o mais legal é olhar aquela arquibancada lotada e encontrar as pessoas que estão cantando com a sua escola. Parece até que aquela pessoa foi até lá só pra cantar com você!

A alegria é tão contagiante que durante os (aproximadamente) 30 minutos que passei na avenida acabei me esquecendo das milhões de plumas que estava carregando nas costas, do sapato maior que o meu pé (aliás, por ser tamanho único, a fantasia inteira estava gigante!) e do cansaço da madrugada.

E no dia da apuração dos votos, ainda tive uma grata surpresa: a Mancha Verde ficou em 4º lugar, ou seja, desfilamos novamente no Desfile das Campeãs (na última sexta-feira). E lá fui eu e o namorado novamente para avenida! Desta vez com uma chuva maravilhosa para nos refrescar enquanto dançavamos, tiravamos fotos e jogávamos alguns itens de nossas elaboradas fantasias para quem estava do outro lado da grade e nos camarotes (coisas que não se pode fazer no dia do desfile oficial).


Esta foto foi tirada no dia do Desfile das Campeãs, lá no barracão da escola. Desta vez não estávamos mais usando o costeiro gigantesco cheio de plumas, mas já dá pra notar como a fantasia era bem detalhada e estava bem grandinha (cadê minha mão?rs)! Mas isso também faz parte da diversão, né?!
PS: o sapato está sujinho graças ao estacionamento que fica em um campo de baiseball!


Rumo ao Carnaval na Sapucaí!rs

Beijos da Mari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário!
Um beijo, Mari.