22 de julho de 2010

Receitando.



O Heitor (amigo meu e da Dai) visitou a Argentina no ano passado e nos trouxe alfajores. Ok, você deve ter pensando: “ele comprou uma caixa de Havanas e ela achou que era novidade.”

Nada disso! Ele comprou em uma padaria (o original mesmo!) e trouxe até no embrulho de papel com bandejinha de papelão. O sabor é totalmente diferente de tudo que eu já tinha provado, porque parece um grande sequilho que derrete na boca (tipo massa de casadinho) e, no meio aquele doce de leite maravilhoso (sem nenhuma cobertura porque, fala sério, nem precisa).

Pois eu procurei MUITO na internet a receita do tal alfajor agentino e encontrei um milhão delas. Essa foi uma das mais simples e, embora eu ainda não tenha feito o teste, já estou com água na boca - e é claro que eu tenho que compartilhar com vocês!


Alfajor Argentino

Ingredientes
100g de farinha de trigo
200g de amido de milho
100g de açúcar
100g de manteiga
2 ovos
1 colher (chá) de raspas de limão
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
RECHEIO: doce de leite
PARA BANHAR: 300g de chocolate meio amargo derretido ou açúcar de confeteiro ou coco ralado

Modo de fazer:
Em um recipiente coloque o amido, a farinha, o açúcar (peneirados), raspas de limão ou laranja, fermento, manteiga sem sal e ovos levemente batidos. Mexa com as mãos. Sove sobre superfície lisa. A seguir, abra a massa (não muito fina) com auxílio do rolo. Modele com cortador redondo. Coloque em assadeira retangular untada e polvilhada. Leve ao forno pré-aquecido 180ºC a 200ºC por aproximadamente 15 a 20 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Recheie com o doce de leite e agregue outro alfajor. Se você quiser que ele tenha uma cobertura, pode banhá-lo no chocolate meio amargo derretido em banho-maria ou passe-o no açúcar ou coco ralado. Deixe secar sobre assadeira forrada com papel alumínio e aproveite.


Com gostinho de café da tarde!
Beijos da Mari.

Um comentário:

  1. passando para divulgar meu blog!
    http://lojinhadabeta.blogspot.com/
    beijinhos

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário!
Um beijo, Mari.