O nome
deste filme já diz tudo. Ou você nunca parou para pensar como é que um simples par
de chinelos (que há alguns anos atrás era praticamente um atestado de pobreza)
alcançou status de sandálias de luxo e é vendido por valores exorbitantes mundo
a fora?
Sim, meus
queridos(as). Tem atriz americana, modelo famosa e gente com muito dinheiro no
bolso - e principalmente no banco - vestindo um produto original do Brasil com
muito orgulho. Mas é claro que você ainda despreza tudo que o seu país produz
porque o que vem de fora é melhor. Que pena.
Na Europa,
por exemplo, você compra uma Havaianas por quase 100 reais. E se engana quem
pensa que eu estou falando de modelos exclusivos com estampas diferenciadas. Eu
estou falando daquelas basiquinhas mesmo.
Caso você
ainda não tenha entendido o quanto a Havaianas é elitizada lá fora saiba que, em
2003, todos os indicados ao Oscar receberam o seu parzinho de presente.
Ah sim,
mas você gosta de coisa demarcaimportada, né?! Então vai lá no seu closet e
pega aquela blusa super exclusiva que você trouxe da sua viagem internacional
super chique. Olha lá na etiquetinha onde ela foi fabricada... eu espero. Ah,
que surpresa... na CHINA! E digo mais... sua bolsa é importada e custou uma
fortuna? Legal, mas ela foi fabricada na CHINA. E aquele boné de marca que você
parcelou em dez vezes? É, ele também veio da CHINA.
De uns
tempos para cá eu, minha mãe e minha avó criamos o (péssimo) hábito de dar uma
espiadinhas nos rótulos e etiquetas (de absolutamente tudo) para saber quem foi
o país produtor. E, é claro que 90% da vezes, os itens que compramos foram
fabricados na China. Objetos de decoração, roupas, acessórios, aparelhos
eletrônicos. Absolutamente-quase-tudo.
E como
você explica que, podendo comprar um chinelo chinês por aproximadamente três
reais, as pessoas ainda compram Havaianas? O que nos diferencia dos chineses
(além das condições de trabalho infinitamente melhores e mais humanas)? Uma só
palavrinha: MARKETING.
O Brasil
não está preocupado em produzir muito com baixo custo e exploração de mão-de-obra. Ele
está preocupado em ter marcas fortes, consolidadas, conhecidas, ecologicamente corretas, com produtos de qualidade e muita tecnologia, oferecendo benefícios inclusive para seus
funcionários. E, é claro, também
está disposto a gastar com algo essencial: propaganda boa.
Outro bom
exemplo é a Melissa, que faz bater mais forte o coração qualquer mulher. Aqui
por 70 reais e lá fora por 70 euros.
Mas realmente,
para que ter uma Havaianas linda (que não deforma, não tem cheiro e não solta
as tiras)? Melhor mesmo é comprar um chinelinho de plástico descartável da
Chanel (produzido na China e etiquetado nos Estados Unidos) por apenas um salário
mínimo...
Para quem gosta do Brasil, do consumo consciente e não troca suas Havaianas por nada.
Um beijo,
Mari.
Para quem gosta do Brasil, do consumo consciente e não troca suas Havaianas por nada.
Um beijo,
Mari.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por deixar seu comentário!
Um beijo, Mari.