26 de outubro de 2010

Fast-fashion: moda na arara.

Foi-se o tempo em que as roupas de loja de departamento eram sinônimo de simplicidade e preço baixo. Hoje elas ganharam o apelido de "fast-fashion".

Lojas como a Renner, Riachuelo, C&A, Marisa e até mesmo a Pernambucanas, estão buscando muito mais tendências, referências e quando possivel, oferecendo moda de verdade por preços acessíveis para a maioria das pessoas. Isso está claro nas vitrines das lojas e nos catálogos que tem se tornado verdadeiras revistas de moda e comportamento.

É claro que alguns problemas tem surgido durante esse processo de inovação: para manter o preço baixo o material usado em algumas peças é de qualidade inferior, o que prejudica o resultado final (como o caimento, por exemplo). Outra tendência é que essas mesmas lojas começam a vender peças mais caras que o habitual, o que acaba passando batido com tantas opcões de parcelamento.

E, a mais legal de todas as mudanças é que o mercado entendeu que os grandes estilistas também podem sair da passarela e entrar nas lojas de departamento. (Coisas que, até então, passavam longe uma da outra).

Até pouco tempo atrás, ou você estava na moda dos desfiles, ou na moda das lojas populares. E isso refletia diretamente no hábito de comprar peças falsificadas só para ter a (falsa) assinatura de um artista/marca, Isso já não faz mais sentido algum porque há peças grifadas nas araras populares. E a gente confirma isso quando as blogueiras saem por ai com suas câmeras mostrando que a peça do desfile de luxo já tem uma releitura (inspired) no cabide da loja popular - muitas vezes por menos de cem reais.

E dentro desse pensamento, algumas parcerias entre lojas de departamento e estilistas tem gerado resultados muito legais. A mais recente delas é a coleção"Rio de Janeiro" criada pelo dono da Osklen, Oskar Metsavaht, para a Riachuelo.

A coleção que chega as lojas no dia 16 de novembro trás bolsas, calçados, moda praia, moda feminina e masculina com preços entre R$29 e R$250.



Outro bom exemplo disso tudo é a C&A que, recentemente apresentou uma coleção em parceria com a marca - linda, maravilhosa e cara - Maria Bonita Extra. As peças são super atuais, diferentes e com preços mais baixos do que os encontrados na própria Maria Bonita Extra (que, aliás, não está ao alcance de todas). Além disso, a C&A já teve peças assinadas pela Gloria Coelho e Espaço Fashion.




Quem disse que moda e beleza não cabem no seu bolso?


Beijos da Mari.

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