11 de janeiro de 2011

Marian Keyes: a saga.


Rachel é a personagem principal do livro Férias (mais um dos best-sellers escritos pela autora Marian Keyes) e também é a responsável por me deixar curiosa, surpresa e emocionada nos últimos meses.

Essa integrante da família Walsh leva a vida de maneira bem despreocupada - muito diferente de sua irmã Claire (aquela do livro Melancia). Rachel mora com uma amiga em Nova York, namora um cara lindo e divertido e está sempre mudando de emprego mas não consegue largar um vício antigo que só vem crescendo nos últimos tempos: o de usar drogas.

Depois de um certo "incidente", sua família a envia para uma clínica de reabilitação onde Rachel descobre que não está apenas passando férias em um spa e sim sendo submetida a um tratamento físico e psicológico que vai exigir dela algo muito mais difícil do que poderia imaginar: Rachel precisa aceitar que é realmente uma toxicômana.

Além deste desafio, Rachel tem que aprender a lidar com seu preconceito e conviver com dependentes químicos e alcoólatras enquanto não admite, ser ela mesma, parte deste grupo.

O fato principal é que estamos tão acostumados a ouvir as famílias, amigos e parentes de um dependente químico ou alcoolatra dizerem o que passam (ou passaram) que poucas vezes paramos para pensar no que o próprio usuário pensa ou sente sobre sua dependência. Será que ele realmente percebe que é dependente? Será que todos os pedidos de desculpas são falsos? Será que ele realmente não se importa com que o ama?

É a partir dos relatos de Rachel e de uma leitura deliciosa e envolvente, que nós conseguimos entender porque algumas pessoas largam tudo para conseguir um pouquinho mais daquilo que as deixa ainda pior.

E devo dizer que o final do livro... bem... não poderia ser melhor!


Beijos da Mari.

Um comentário:

Obrigada por deixar seu comentário!
Um beijo, Mari.