27 de janeiro de 2011

SOS - Olheiras!


Atenção você que se acabou no final de semana e começou a semana com cara de "quero ir pra casa!".

As olheiras que você viu no espelho hoje de manhã podem sim ser resultado de noites mal dormidas, mas outros fatores também influenciam essa parte abaixo dos olhos a ficarem ainda mais escuras. São elas:

- Maus hábitos (alimentacão ruim, falta de descanso, consumo de cigarro e álcool);
- Hereditariedade (não tem como fugir dos genes!);
- Alergias respiratórias (grandes causadoras de má circulação na área dos olhos).

Infelizmente minha família me presenteou com olheiras bem marcadas e escuras (que ficam ainda piores quando eu tomo sol), mas é claro que ficar desesperada, se trancar em casa ou dormir 12 horas seguidas não é a solução (embora esta última seja uma opção maravilhosa!).

As olheiras são resultado da ação da melanina que acaba agindo junto a fina camada de pele próxima aos olhos, evidenciando ainda mais o conjunto de vasinhos que passam pela região.

Porém, com alguns truques caseiros ou a ajuda da medicina você pode clarear as olheiras ou diminuir o inchaço na área dos olhos. Que tal experimentar?

Compressas geladas com chá (camomila, erva doce ou hortelã):
Prepare a infusão e deixe-a na geladeira. Pela manhã, mergulhe um algodão ou gase no chá gelado e deixe sobre os olhos fechados durante alguns minutos. O chá pode ser substituido por água boricada gelada ou rodelas de pepino bem gelado.
(Você também pode utilizar esta técnica ao fim de um dia cansativo e aproveitar o momento de beleza para relaxar ao som de uma boa música.)

A maquiagem correta (corretivo no tom exato):
Muitas pessoas usam e abusam da maquiagem para corrigir pequenas imperfeições do rosto. No entanto, na hora de escolher um corretivo é preciso encontrar a cor certa pois, caso seu corretivo seja mais claro que o tom da sua pele, ao invés de disfarçar, ele irá chamar ainda mais atencão para suas olheiras. (Você não vai querer isso, não é mesmo?)

Destaque para outras áreas do rosto:
Ainda durante a maquiagem, experimente destacar algumas áreas do rosto como bochechas e boca. Talvez com um batom vermelho (bonito e bem aplicado) as pessoas nem percebam o roxinho próximo aos seus olhos.
(Obviamente você não precisa abrir mão do corretivo neste caso!)

Tratamentos tópicos:
Caso você esteja extremamente insatisfeita com a aparência das suas olheiras, consulte seu médico e pergunte sobre os tratamentos despigmentantes e antioxidantes. É preciso deixar claro que não há cura para olheiras pois trata-se de uma característica própria do individuo mas existem cremes, peelings e tratamentos a laser que ajudam a clarear a região. (Durante o tratamento, caso você perceba que suas olheiras estão sendo substituidas por manchas brancas comunique seu médico.)


Passar o dia com cara de urso-panda: nunca mais!

Beijos da Mari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário!
Um beijo, Mari.