26 de janeiro de 2011

Sobre a moda e os óculos de gatinho.



Confesso que escrevendo esse post pensei em algumas sacadinhas baratas como: "tá na cara que o retrô voltou". Mas acho que isso não será necessário.


Em 2010, quem acompanhou a moda nos desfiles ou das lojas de departamento (em sua fase fast-fashion) pode presenciar um verdadeiro festival revival dos anos 80. E minha gente, até ombreira eu comecei a ver na rua, mesmo depois da pobrezinha ter sido motivo de piadas por anos a fio! (Afinal, levante a mão quem nunca pegou um álbum de fotografias antigas e foi submetido a uma sessão de “Olha a tia com aquele blazer ridículo!”.)

E foi assim também, depois de anos de perseguições e críticas, que a cintura alta voltou para o guarda-roupa feminino (lugar de onde nunca deveria ter saído).


Eu ainda me pergunto se o pessoal da moda (estão aqui os estilistas e influenciadores de opinião) finalmente entendeu que ignorar e fugir do que já foi feito, não leva a lugar algum. Somos a favor da inovação e do moderno, mas a moda foi feita para valorizar o corpo e não para criar uma geração que sofre com as marcas deixadas pelas calças de cintura baixa e a total ausência de cintura no lugar certo.

(Eu aqui, ó!)


Mas depois da festa de polainas e cores neon, a volta no tempo continuou. E os anos 50 e 60 se tornaram-se tão atuais que no último Fashion Rio, para acabar de vez com a ditadura dos óculos retangulares, os óculos de gatinho fizeram sucesso nas passarelas. (E é exatamente agora que você tem uma crise histérica porque a menos de uma década fizeram você se desfazer do seu.)


E você pensa que o retrô só ficou na moda? Nada disso. Até o pessoal da decoração resolveu resgatar algumas coisinhas. Mesmo depois da tendência minimalista e de nos convencerem que todos aqueles bonequinhos de porcelana que nossa mãe colecionava na cristaleira eram o “ó do borogodó”. Agora o “in” é lotar a cozinha de cacarecos, crochês e quadrinhos de cupcake. (É nesse momento que você já está ficando revoltadíssima).


Mas, como tudo na vida, a gente tem que enxergar o lado bom da situação. (Pode voltar a respirar normalmente). Somos e fomos manipulados pela moda? Sim! Mas a moda também está evoluindo, aprendendo e, por muito tempo, também foi, ela própria, manipulada por uma sociedade que vestia o que estava na vitrine da loja.


As pessoas não tinham como formar uma opinião própria porque ao invés de referências, nós tinhamos influências. Quem não tinha dinheiro para frequentar uma boutique e comprar moda importada, se contentava com as roupas básicas das lojas de departamento sem saber que havia um mundo de possibilidades no seu próprio guarda-roupa. (Nem vou entrar no mérito das mudanças que o capitalismo fez nos nossos hábitos de consumo.)


E, não sei se é graças a Internet ou as pessoas criativas que vemos na rua, que hoje você pode sair de casa com vestido de ombreira, sandália gladiador e sua linda bolsa de oncinha descombinando com o sapato. O passado, o presente e o futuro, hoje conseguem conviver em paz, sem preconceitos e criticas (aquelas que nos faziam deixar de lado nossa própria vontade ou gosto pessoal). E isso pra mim... bom... isso é uma evolução.


Eu realmente acredito que estamos vivendo uma época maravilhosa de experimentações, descobertas e uma liberdade jamais vista no mundo (da moda principalmente). Hoje temos a chance de escolher aquilo que nos valoriza e expressa nossa personalidade de forma natural. Seja novo, velho, barato ou caro.


E, se ter opinião própria é a última moda, então eu aconselho você a nunca mais sair dela.



Beijos da Mari.


Ps: Só pra garantir, os óculos de gatinho estão mesmo de volta, Para as moderninhas vale a pena investir em um modelo em cores vibrantes e visual atual. Para as fãs do vintage basta vasculhar o fundo da gaveta ou visitar uma feirinha de antiguidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário!
Um beijo, Mari.